segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tulipas

Meu final de ano foi uma correria, nem tive tempo de postar votos de boas festas e felicitações. Mas ainda dá tempo... Que venha 2011 com todas as surpresas que possa ter! Saúde e Paz para todos e vamos nessa!


Comecei a ler uma nova série de romance sobrenatural chamada "Os imortais" e o primeiro livro é "Para sempre". Não li nada a respeito do livro antes da leitura propriamente dita então não sei se também tem vampiros, até mesmo porque li somente 1/3 do romance até agora. Vi algumas pessoas comparando com crepúsculo, mas também não importa. Não é este o tema do post!

Quando li a Saga Crepúsculo, fiz alguns posts sobre a capa do livro e a ligação com o tema e a estória. Na capa do Lua Nova tem uma tulipa e foi a única coisa que não consegui explicar a ligação. Nem mesmo a Stephenie Meyer sabe o real significado já que a capa ficou sob responsabilidade da equipe de marketing e criação. Mas esses caras devem ter pensado em algo pra chegar a essa conclusão. Algum fundamento deve ter.
O que me chamou a atenção é que o novo livro que estou lendo também tem uma tulipa na capa e o galã paranormal da série sempre dá tulipas para a mocinha paranormal.

WTH! Deve ter algum sentido. Então resolvi pesquisar sobre as tulipas.

"...Dizem na Pérsia que as tulipas cujo centro do cálice é preto, utilizado para expressar calorosa afeição, e, quando enviado por um amante, irá transmitir ao objeto de sua paixão, a idéia de que como esta flor, o seu rosto está quente e seu coração consumido como um carvão...) (Anne Pratt, The Field, o jardim e as Woodland)

Não entendi essa do coração como carvão... hahahaha

Continuei pesquisando...

"...Segundo a lenda persa, a primeira tulipa nasceu a partir de gotas de sangue derramado por uma amante e era o símbolo do amor não correspondido..."
Isso faz bem mais sentido. No caso dos dois livros que encontrei a tulipa (Lua Nova - Crepúsculo e Para Sempre - Imortais) tratam de amores impossíveis e possuem relação com sangue.

Consegui outras definições que confirmam minha "teoria".

"... As Tulipas são flores magnânimas e austeras. São inodoras (não têm cheiro) e de raríssima beleza, representam, para uns autores, “amor sem esperança”, e para outros, significam “amante perfeito”. Segundo a lenda, as tulipas eram as flores dos apaixonados..."


Enfim, a flor é utilizada para representar, antes de mais nada, o amor impossível dos personagens da trama.
Com Edward e Bella, a flor foi utilizada na capa do livro em que o vampiro deixa a mocinha humana e vai embora para matê-la em segurança.
Para Eve e Damen dos Imortais, eu ainda não sei o que vai acontecer no final (depois eu
faço um post sobre ele), mas já está claro que qualquer amor pra ela é coisa complicada já que ela vê aureas, mortos, ouve a mente das pessoas e ao simples toque humano ela consegue conhecer todas as experiências de vida da pessoa.

=)

2 comentários:

  1. já li os dois livros lançados da serie, para sempre e lua azul
    a serie é mesmo muito boa
    a tulipa quer dizer na historia o amor eterno dois dois
    e tmb não tem vampiros a trama é bem diferente
    vale a pena:D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. to acabando o livro.. realmente vale a pena. Adoro esse tipo de romance. =p
    vlw

    ResponderExcluir