quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como são calculadas as calorias?


Com um novo ano iniciando, boa parte da população feminina tem "emagrecer" como uma das novas metas para 2011. [Muito provável que seja uma meta recorrente.]
Então travamos uma batalha contra a enorme vilã das refeições que chamamos amigavelmente de CALORIA.

Como é calculado o Valor energético dos alimentos ?

Quando se fala em calorias, fala-se em energia armazenada nas ligações químicas dos alimentos.
Foi definida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 ºC para 15,5 ºC. Com a evolução viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas resolveu colocar a caloria como sendo:

1 cal = 4,1868 J (exatamente)

O correto seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias).

Normalmente os produtos industrializados trazem essa informação na embalagem. Mas, nós adquirimos todas aquelas 250 calorias da barra de chocolate?
De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica, resumidamente diz que "Não existem máquinas/refrigeradores perfeitos". Sendo assim, é claro que não absorvemos tudo. Sempre se perde energia, como os motores que perdem em forma de calor. Só não sei dizer se os cálculos das embalagens levam isso em consideração. Acredito que não! (E espero muito que não!).

Eles usam uma tabelinha pré-definida como base, sendo que Cada 1g fornece as seguintes calorias de acordo com as categorias abaixo:
Gordura - 9 Cal
Carboidratos - 4 Cal
Proteínas - 4 Cal
Álcool - 7 Cal


Mas ainda fica a dúvida, como fizeram para avaliar a temperatura com base no valor energético dos alimentos?

No caso dos alimentos, para se medir as calorias, o mesmo é totalmente desidratado em estufa e são separadas 3 amostras de 1 g. Essas amostras são queimadas e o calor que elas liberam é medido pela variação da temperatura da água em um aparelho chamado calorímetro. Por essa transferência de energia é que é determinada quantas calorias 1g daquele alimento tem.
É quase simples assim. Queima-se o alimento e avalia-se o quanto ele é capaz de aquecer a água. Se procurar no google tem como fazer em casa. =D


Sei que o post não ajuda em nada pra quem pretende emagrecer e cumprir a promessa de 2011. Mas é sempre bom saber como as coisas funcionam.
o/

2 comentários:

  1. Melhor olhar no espelho e medir a gordura no olhometro.
    É mais pratico, matemática nunca foi meu forte.
    rsrsrs.
    Mas valeu a informação rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. é.. o espelho sempre ajuda... ou não. hahahah

    ResponderExcluir