sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como utilizar Extintores


Outro dia fui convidada a participar de um treinamento de dois dias para a "Brigada de incêncio" do prédio em que trabalho. No primeiro segundo eu pensei "Put* Merd*! Tô fu**** de trabalho e ainda vou ter que PERDER dois dias". Mas, no segundo seguinte já me veio outro pensamento "Sabe que isso pode ser interessante! "... Então aceitei e foi ÓTIMO!!! Muita informação relevante e vou compartilhar algumas aqui.

Para "sobreviver" o fogo precisa de 3 coisas: oxigênio, material para ser queimado e calor.
Existem 4 tipos de Extintores mais conhecidos/utilizados que combatem cada um dos agentes que mantém o fogo.

1) Extintor de água: (tipo A) Combate o calor. Utilizá-lo somente em materiais sólidos. Como madeira, papel, tecidos, borracha, por exemplo. Isso porque o fogo queima, inclusive, por dentro, então mesmo que você apague o fogo de toda a superfície, ele acaba voltando se não utilizar água.

2) Extintor de pó químido: (tipo B) Utilizá-lo para queima de líquidos inflamáveis. NUNCA jogar água, isso pode piorar muito a situação. Pode ser utilizado para apagar incêndio em equipamentos elétricos também, mas, o pó químico é baseado no sal (Bicarbonato de sódio), então oxidaria os equipamentos.

3) Extintor de CO2 (Dióxido de Carbono): (Tipo C) Retira o oxigênio. Utilizá-lo em locais que possuem corrente elétrica. O de água não deve ser utilizado devido a descarga elétrica e o de pó químico também não é indicado devido os motivos acima citados.
Esse é o mmmaaaaaais legal! Congela o "cone" que tem na saída da mangueira e depois cai gelo seco. =)

4) Extintor de Carro: (Tipo ABC) Os extintores de carro eram de CO2 (Tipo BC), se precisasse ser utilizado, ou você perderia o carro devido o fogo ou perderia devido a oxidação. ehehehe
Desde de 1 de janeiro de 2005, todos os veículos deveriam sair de fábrica já com o novo modelo de extintor, de pó ABC. Esse é baseado em fosfato do amónio, isto é, não vai oxidar o seu carro.



Forma de Uso
A maior parte dos extintores pode ser operada desta maneira:

* Retire a trava de segurança rompendo o lacre
* Posicione o extintor na vertical
* Aperte do gatilho
* Dirija o jato para a base do fogo

Mais informações na sequência.

3 comentários:

  1. Interessante o extintor 3 ... até então achei que o 2 era mais apropriado para incêndio em aparelhos elétricos

    ResponderExcluir