terça-feira, 27 de outubro de 2009

Slap Shot - Vale Tudo : Quebrando o gelo


Genêro: Comédia de 1977
. O time de hóquei fictício "Charlestown Chiefs" está em uma liga inferior do esporte e não ganha há muito tempo. Com o fechamento da fábrica que sustenta a cidade, o time corre o risco de também ser fechado. Contratam 3 novos jogadores: The Hansons brothers (não.. não são os Hansons do MmmBop de Oklahoma). Apresentam uma imagem de 3 bobocas infantis de óculos e levam carrinhos de brinquedo em sua bagagem. Claro que o técnico (Paul Newman) os ignorou e ficaram no banco.
Com o desespero de salvar o time e a falta de talento, apelaram para um novo estilo de jogo (muito comum nas ligas inferiores de hoquei): pancadaria! Sim.. muita briga durante o jogo.. rasteira, socos, os tacos acertavam cabeças, pernas, peito mas, quase nunca o disco. E a platéia aprovou. Era uma cidade sedenta de ter o que aplaudir.
Em um dia de extrema necessidade, o técnico acaba escalando os irmãos Hanson para um jogo... E é aí que se descobre 3 máquinas de pancada no gelo. Os 3 são monstros insanos... na linha tênue entre esporte e crime (até foram presos).

Assim que esse estilo foi adotado, começaram as vitórias. Até um fã-clube que acompanhava o time foi criado. Conseguiram chegar ao Play-off. Preocupado, o técnico descobriu quem era o dono do time.. na verdade, dona.. era uma mulher. e ele foi tentar ver o que ela pretendia com o time. Ela o informou que mesmo com a recente popularidade (estava lotando os ginásios) ainda era mais vantajoso ela encerrar o time e ganhar com os impostos.

Ele ficou totalmente decepcionado e combinou com o time que o jogo final seria limpo e com dignidade. Ele não queria encerrar a carreira como um palhaço espancador. "HOQUEI COMO NOS VELHOS TEMPOS". Conclusão: O time adversários era composto pelos maiores Ogros do hóquei. O Chiefs apanhou muito. Para o segundo tempo, com a informação de que haveria olheiros da NHL na arquibancada, voltaram ao costumeiro estilo de jogo. O disco foi esquecido e virou uma pancadaria só.

Ned, o único jogador que se recusava a entrar nesse novo estilo, do banco de reservas vê a mulher na arquibancada (ela não gostava de hóquei ) e teve uma idéia para decidir o jogo. Como encontraram um time que brigava como eles, ele resolveu patinar ao som de música de strep tese e tirar todo o seu uniforme no gelo... ahuahuahaua muito engraçado.. ficou só com a proteção da frente e com a bund* de fora. Os adversários ficaram indignados e pediram para o juiz intervir. O juiz se recusou e levou um soco. Com essa atitude o time de ogros foi punido e os Chiefs tornaram-se campeões.

Apesar de ser uma comédia nada romântica e totalmente violenta, tem uma mensagem legal.

O time era despreparado... sem condições de vitórias e de apresentar algo de qualidade. com a água batendo na bund* apelou pra porrada. Surtiu efeito a princípio mas, não foi o bastante. Quando encontraram um time tão durão quanto o deles, o que fazer então?
'Patina e tira a roupa'.. chama a atenção pra situação patética a que se chegou. É necessário atitude pra que os outros deixem o que estão fazendo e percebam o quão absurdo pode-se chegar.


ps: os atores, em sua maioria, são jogadores de hóquei profissionais. foi necessário devido a dificuldade de encontrar atores que pudessem atuar e patinar. E os hansons Brothers são jogadores reais (hoje aposentados) da NHL, 2 irmãos + 1 amigo hanson = Irmãos Hanson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário