segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Placas de Carros

Certa vez, conversando com um colega de trabalho ele me disse:
- "Fulano ofereceu 35 mil reais no fusquinha de Beltrano"
e eu espantada respondi :
- "Égua! (claro! Quase uma Joinvilense) Pra que tanto? E ele não aceitou? Só pode ser um New Beetle"....
e ele incrédulo:
- "claro que não! Você não entende nada né! O fusquinha tem placa preta e tal".

A conversa encerrou com minha cara de sei-tudo-sobre-carros. Mas, é claro que eu não sabia que existiam outras cores pra placa de carros.... pra mim só existiam as cinzas e as vermelhas de táxis.

Fiquei curiosa e fui pesquisar.

Essa história de identificar os veículos com placas teve início nos primórdios do século 20. Até 1941, eram pintadas da cor preta e preenchidas com letras e números em branco. A letra única indicava se era um automóvel particular (P) ou de aluguel (A).

O modelo atual, formado por três letras e quatro números, foi implantado em 1990, primeiramente no estado do Paraná, e precisou de nove anos para ser adotado por todos os estados brasileiros.

Existem "deversas" cores de placas. Agora eu sei que a preta queria dizer que o fusca era muito mais velho que eu e quase todo original. *Ainda sim eu preferiria um New Beetle. (clique na imagem pra ampliar)

Um comentário:

  1. Para quem se interessa em dados técnicos mais profundos, o documento oficial que comenta todos os detalhes a respeito das placas, é o seguinte: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_231.pdf

    Ou ainda, visualizando direto no Google PDF viewer (on-line)
    http://docs.google.com/viewer?url=http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_231.pdf

    ResponderExcluir