quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Futebol Feminino - Brasil 3 X 1 Chile


Ontem, depois do trabalho, estava lendo meu livro (Peter Pan escarlate) até que cansei e fui procurar algo na TV. Com o término do campeonato brasileiro, a Globo botou aquela imitação de Sai de Baixo pra passar nessa quarta-feira. WTH! Continuei procurando até que parei na BAND. Estava passando um jogo da seleção brasileira feminina de futebol contra a seleção do Chile. Chamou minha atenção e parei pra assistir.
Sou sincera em dizer que não sou muito feminista, pelo contrário, sou até bastante machista. Pra mim, as mulheres deveriam ficar em casa, mantendo o equilíbrio do lar, acompanhando e incentivando o desenvolvimento dos filhos e criando cidadãos de bem para o mundo, dando as devidas instruções (não deixar tudo a cargo da TV), enfatizando os dons femininos (inclusive fazer compras). Deveriam se envolver com atividades beneficentes, sendo o coração e sentimento da casa, deixando que os homens se preocupassem com o resto. Mas não! Lá no passado, não muito longe, umas loucas fizeram revoltas e confusão, queimaram sutiãs, tudo para conseguir a tão sonhada "Igualdade". Pois bem, só para informação delas, hoje nós usamos calças, temos voz ativa, nos envolvemos nos esportes, dirigimos caminhão, e continuamos cuidando da casa, dos filhos, do marido, vamos à reuniões escolares, trabalhamos mais de 8h por dia, preparamos o jantar e outras refeições, lavamos roupas, passamos, ah! E sem nunca deixar de estar bela, cheirosa e disposta. Continuamos ganhando menos e somos submetidas primeiro ao pai, depois ao marido, e do jeito que as coisas andam, aos filhos também. A única coisa que elas conseguiram foi diminuir a carga dos homens. Continuamos com as mesmas funções e responsabilidade.
Ótimo! Elas queriam votar, hoje podemos votar! WTF! Dizem que o poder do voto é o que faz a diferença. Se faz mesmo, porque continuamos cometendo os mesmos erros e botando lixo pra governar o país? ok! Vou voltar ao foco do post.

Nossa! O jogo foi bem legal. Não entendo de futebol ao ponto de fazer análise crítica. O Chile me pareceu menos experiente, mas fizeram uma ótima partida. As meninas brasileiras driblavam (dibravam segundo os jogadores), pedalavam, ótimos passes, fizeram gols, davam balão, teve até arrancada "a la Kaká". Fiquei muito feliz por elas, pois provavelmente estão tirando seu sustento do esporte.
Mesmo provando que podem jogar tanto quanto os homens, infelizmente, durante a narração ainda temos que conviver comentários do tipo "Temos que dar méritos a Erica. Normalmente quem dá entrevistas e são assediadas pela imprensa são a Marta e a Cristiane, então deve rolar um ciuminho entre elas, ainda mais mulher! Não queremos ser injustos".. aaafff totalmente infeliz.
Instintivamente, acabei fazendo comparações com futebol masculino.
- A diferença mais evidente era a torcida. O Marumbi não estava vazio, muitíssimos espaços vagos. Não sei se por falta de divulgação ou falta de interesse da população.
- O jogo teve poucas faltas. Elas jogavam futebol mesmo, ao invés de passar maior parte do tempo chutando os outros ou ficando deitado no chão fingindo muito sofrimento.
- Algumas jogadoras muito novas ainda não têm o preparo físico ideal. Uma chilena levou uma bolada e saiu com nariz sangrando, outra machucou o tornozelo e não voltou mais pro jogo, e a última ficou um tempo afastada devido a cãibras.
- o vocabulário delas é muitoooooooo mais extenso do que o dos homens. Provavelmente os pais delas só deixavam ir jogar futebol depois da escola. Deveria acontecer o mesmo com os meninos.
- Apesar de serem mulheres, são bem menos exibidas. Todas com chuteiras com cores normais e sem sinalizadores. Assim como os cabelos também não eram verdes, azuis, moicanos, com topetes, etc.

Enfim, Parabéns a seleção que ganhou de 3 a 1 e fez um belíssimo jogo.

Ps: Bem melhor um jogo sendo narrado sem "Emerson toca pra Cleverson... Richarlisson recebe e enfia pra Cleitston... Washington chega pra livrar Wellington.... Gledhson avança, olha, e chuta forte, mas, Lyedson defende ". =p

Nenhum comentário:

Postar um comentário