quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Crepúsculo (twilight)

Sempre quando vou começar a ler um livro, olho bem a capa e ao fim, vejo se realmente faz sentido. Normalmente eu penso que a capa poderia ser diferente. Então peguei o livro "Crepúsculo" (twilight) na mão e pensei "O que tem a ver essa maça na capa com o título?" Logo deduzi que fosse algo relacionado com a maçã que Eva comeu no Éden (apesar de que, biblicamente, nunca foi mencionado que seria uma maça.. é um fruto). WTF! não gosto quando misturam religião. De qualquer forma, comprei o livro e resolvi descobrir o que queriam dizer com aquela "maça". Para meu espanto, terminei o livro em dois dias!

A estória não é novidade pra ninguém. Bella, que morava em Phoenix foi morar com o pai em Forks, o lugar mais chuvoso dos EUA e ao pequeno sinal de sol, todos correm para a praia (algo como Joinville). Céu sempre cinzento... e é então que conhece Edward, o vampiro. Se apaixonam e bem, não vou me ater a isso porque já tem filme e bla bla bla. Todo mundo já conhece. Vou colocar apenas meu ponto de vista.

Um ótimo livro para os fãs de Harry Potter que cresceram e se decepcionaram com o beijo dele e Gina.
O Edward tem que lidar com um grande conflito. Imenso, eu diria. Como mencionou meu amigo Montanha "Ele se apaixonou pela comida" em todos os aspectos. Além do desejo juvenil, como ele mesmo disse "Sou vampiro mas, sou homem" ele ainda tem que lidar com o desejo pelo sangue dela que o atinge de maneira diferente e avassaladora. Além do fato de não poder ler a mente dela (ela é a única). Ele tem que controlar sua força pois pode matá-la esmagada sem querer. E um beijo dele faz ela desmaiar. A menina é uma desastrada e ele tem que salvar a vida dela a todo momento. Como em HP tem bruxos bons e bruxos maus, o Crepúsculo tem vampiros bons e vampiros maus. Ele ainda tem que protegê-la dos caras maus. Que namoro complicado!

Como diria o sábio Dumbledore, do HP, " São as nossas escolhas e não as nossas habilidades que verdadeiramente mostram quem somos ". Isso se aplica ao Crepúsculo também. A Bella teve a chance de virar vampira, isto é, como foi dito a Eva "Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Sim! Ser vampiro é ser eternamente morto. Plim! A capa passou a fazer sentido pra mim. Sabe! Assim como o Neo teve a opção a pilula azul ou vermelha, em Matrix. Como são as escolhas que definem, Edward decidiu que não queria isso pra ela e sugou o veneno. Quando os vampiros (do livro) entram em contato com sangue humano, entram em frenesi e não conseguem parar até que a vítima morra. Mas, ele tomou todo o sangue envenenado dela, letal apenas para humanos, e ainda teve a força de vontade de parar e salvar a vida da moça. Dumbledore estava certo!

Edward tem uma dita irmã que tem o dom de ver o futuro (assim como ele pode ler pensamentos) e vê Bella ser transformada em vampira. Mais uma vez, a escolha de Edward dribla até dons espetaculares vampirísticos.

Admito ser um livro para meninas. É narrado por Bella em primeira pessoa. Então se algum menino se arriscar a ler, vai ter que lidar com trechos como : "...Nenhum de nós estava preparado para minha reação. O sangue ferveu sob minha pele, ardendo em meus lábios. Minha respiração assumiu um ofegar louco. Meus dedos se trançaram em seu cabelo, puxando-o para mim..." ahuahuahua Calma gente! Isso é so um beijo. Acho que foi aqui que meu amigo André desistiu do livro.

Enfim.. Gostei muito do livro e já comecei "Lua Nova". =D

Um comentário:

  1. A narração do beijo lembra o Talkien descrevendo uma simples pedra numa planície... huahuahua

    ResponderExcluir