Eu vi uma reportagem que a revista Times elegeu os filmes infantis mais tristes.
Alguns filmes eu nem conhecia. Com outros eu sequer concordei.
Então resolvi eleger a minha lista. Esses foram os que realmente me emocionaram. Foram listados na ordem em que fui lembrando. Algumas pessoas ainda adicionariam ou retirariam algum.
A Cura
A história de um menino que tem o vírus da Aids e seu vizinho e amigo.
Com a inocência de crianças, eles fogem em busca da cura da Aids, induzidos por um filme de ficção.
A cena triste é quando o menino doente morre e o amigo coloca um tenis seu no caixão, para que quando o outro sentisse medo, pudesse ter a certeza da presença do seu melhor amigo.
O rei Leão
Dispensa apresentações mas, a morte do Mufasa e a solidão do Simba dão nó na garganta.
Bambi
O pequeno Cervo considerado o "príncipe da Floresta" nasce, cresce e faz amigos. Até que caçadores chegam e matam sua mãe. Ele tem que crescer e aprender as coisas sozinho com a ajuda do pai.
Dumbo
Dumbo (Jumbo Jr) é um elefantinho orelhudo. Por esse motivo é ridicularizado por todos menos sua mãe e seu amigo ratinho. Uma das cenas mais tristes é quando sua mãe é presa e ele é embalado pela tromba da mãe aprisionada.
Toy Story 3
Não sei dizer ao certo mas, a cena do Andy brincando com a menininha... Sei lá, fica um clima de despedida. De encerramento de uma etapa. Tipow, o Andy não precisa mais dos brinquedos mas, os deixa em boas mãos.
Meu primeiro amor
Um filme cheio de itens melancólicos. Vada uma menina de nome feio, órfã. Não tem muitos amigos. Convivência com funerária. Namorada do pai. Relacionamento afetivo entre crianças. Sentimento terno pela vozinha. Muita coisa pra chorar. E o pior, a morte do seu melhor amigo ou primeiro amor. Nesse eu chorei meeesmo.
ET
Um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. No final das contas, ele tem que lidar com a partida do amigo.... "ET, minha casa".
AI - Inteligência Artificial
Cara! Esse é triste demais!
Numa época em que havia robô para tudo, uma mãe não consegue lidar com a quase-morte de seu filho biológico e arruma uma robô-filho. Ele é programado para amar seus pais eternamente.
Devido um acidente pelo qual ele não teve culpa, ele foi condenado a ser destruído mas, Monica sua mãe o abandona na floresta para evitar isso. O coitadinho passa o resto do filme procurando a tal fada azul porque ele queria se tornar humano pra poder voltar pra mãe. As cenas finais que o super computador projeta na cabeça dele, mostrando um reencontro com a mãe, cortam o coração. E a "morte" dele no final também enchem os olhos de lágrima.
O Jardim Secreto
Maria, perdeu os pais e foi morar com o tio sempre ausente. Numa de suas buscas pela grande casa encontra seu primo dado como quase-morto. O menino tem um temperamento difícil mas, Maria não deixa intimidar.
Ela também encontra um jardim secreto que desperta em Colin a vontade de ir até lá. Para isso ele precisa ficar mais forte.
Ela mostra como uma pequena mudança de atitude podemos mudar toda uma situação. Talvez Colin estivesse realmente doente, talvez ele fosse morrer, no entanto ela se recusou a aceitar isso, e fez com que Colin também se recusasse.
O filme em si é muito triste. Crianças órfãs. Pais ausentes. Empregadas malvadas.
Sempre Amigos
Kevin é um garoto que sofre de uma doença degenerativa. Extremamente inteligente, mas isolado do convívio social por conta de seu problema, ele aprendeu a viver no mundo da imaginação. Max é outro menino rejeitado pelos colegas da mesma idade por conta de um problema de desenvolvimento: o cérebro não acompanha o corpo, fazendo com que ele repetisse de ano por vezes consecutivas. Quando esses dois jovens se encontram, uma bela amizade nasce.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário