quinta-feira, 20 de maio de 2010
O Mar de de Monstros : Percy Jackson e os Olimpianos
Agora percebi que não havia postado sobre o penúltimo livro que li.
O Mar de Monstros - o segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos. Bem... Na real, não achei muitíssimo bom não. É como se esse livro fosse uma grande introdução para o vem a acontecer.
O que mais me chamou a atenção é que, como todo bom livro infanto-juvenil, tudo gira em torno de uma profecia e a intenção de alterá-la. E o legal das profecias é que elas não devem ser levadas ao pé da letra. Na real, os acontecimentos têm mais a ver com a maneira que você interpretou do que com a profecia propriamente dita.
Por exemplo, em Harry Potter, a profecia dizia "Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima...nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece...e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver..." Dentro dessas características, encaixava-se o Neville também. Mas, Valdemort o subestimou e escolheu Harry. O que definiu a profecia foi a escolha dele.
Em "A Indomada" da séria House of night, também rolou uma profecia de uma tal princesa que iria resgatar o tal do Kaloma - um cara muito mau (acho que é isso).. Lendas Cherokees... eles interpretaram a profecia achando que era Neferet (a grande sacerdotisa) mas, no fim, eles ajudaram a profecia a se cumprir pois trouxeram a verdadeira princesa que era Stevie Rae a presença de Neferet que derramou seu sangue e fez a profecia se cumprir (Depois eu posto sobre esse livro).
E para não fugir a regra, na série do Percy Jackson tem uma profecia que diz que o filho meio-sangue de um dos três grandes irá influenciar na vidas dos Olimpianos. Podendo tanto ser para o bem quanto para o mal. Até então todas as atenções eram voltadas para Percy, pois achava-se que ele era o único (ciclopes não contam pois meio-sangues só valem para humanos). Mas, o livro todo gira em torno da missão de resgatar um velocino de ouro numa Ilha de um ciclope. A intenção era apenas salvar o acampamento meio-sangue que estava morrendo. Mas, o velocino é tão poderoso que traz a vida novamente a Thaila. Filha de Zeus que morreu nos limites do acampamento e seu pai a transformou num grande carvalho.
E agora??? Existem dois meio-sangue filhos de 2 dos 3 grandes. A qual deles a profecia se refere? Essa era a intenção do grande Titã Chronos preso no tártaro (pai de Zeus). Ele quer é ferrar com os Olimpianos e induziu Percy a fazer o que ele realmente queria.
Isso realmente é frustrante. O herói achar que está fazendo a coisa certa, quando na verdade estão fazendo o que o vilão realmente quer. Aconteceu com Percy e com Zoey da morada da noite também.
Olha.. Por esse motivo acabo torcendo pros vilões muitas vezes. Os heróis contam com amigos, sorte e muita coragem... Sempreee... Mas, os vilões são muitíssimo melhores estrategistas. Inteligentes demais.
O livro é meio fraquinho comparando com o primeiro mas, tem uma aula de mitologia como esperado e para a adaptação pro cinema não vai deixar a desejar. Tem muita cena em navio e no mar de monstros. Podem render ótimos efeitos especiais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário